Saiba mais a respeito do alinhador dental
Na grande maioria dos procedimentos estéticos realizados em odontologia é necessário um tratamento prévio para que haja o encaixe correto e alinhamento dos dentes. Isto porque, para melhorar a estética do sorriso é necessário que hajam as condições adequadas dos tecidos dentais e periodontais e do equilíbrio da função mastigatória para que os resultados sejam satisfatórios.
Por isso, é indicado que seja realizado um tratamento prévio para correção da posição dentária o que pode ser feito pelo uso de um aparelho ortodôntico. Porém, hoje em dia é possível recorrer outros métodos, sendo o uso de alinhador dental um deles.
Quais são as vantagens no uso de alinhador dental
O alinhador dental são aparelhos transparentes e removíveis os quais podem ser usados até por pacientes que apresentam dentição mista, ou seja, dentes de leite e permanentes. Uma das grandes vantagens é o maior conforto oferecido pelo alinhador dental, pois permite a correção dentária de forma mais rápida e por seres confeccionados em material transparente, oferecem melhor estética em seu uso. Além disso, há maior facilidade no uso do fio dental e não há metais em sua estrutura que podem machucar a boca do paciente.
Como é a manutenção e os cuidados com o alinhador dental
O uso do alinhador dental requer alguns cuidados para evitar o surgimento de doenças e garantir uma maior durabilidade. Listamos a seguir alguns dos cuidado necessários:
- Realizar a troca do alinhador dental periodicamente (o ideal é fazer a cada 2 semanas, realizada pelo profissional);
- Manter bons hábitos de higiene bucal;
- Escovar bem os dentes e fazer uso do fio dental;
- Retirar o alinhador dental nas refeições para evitar que o paciente se machuque ou ocorram danos no alinhador dental;
- Guardar em local apropriado para que não ocorra contaminação.
Assim, manter uma boa higiene bucal para que não ocorra o acúmulo de restos de alimentos e gere problemas de saúde bucal é extremamente importante.
Para uma melhor orientação em seu uso e indicação, procure a orientação de um bom profissional. Busque profissionais qualificados e que atendam em uma clínica ou consultório odontológico com a infraestrutura necessária.