O que saber a respeito do branqueamento dentário
O branqueamento dentário, também conhecido como clareamento, é um procedimento que tem a finalidade de clarear os dentes, podendo ser realizado em casa ou no consultório odontológico. Através do branqueamento dentário o paciente restabelece a coloração dos dentes sem que haja necessidade de desgastar a superfície dos dentes.
Hoje em dia, é possível encontrar diferentes técnicas para clarear os dentes, variando de acordo com as necessidade e quadro clínico do paciente.
Como realizar o branqueamento dentário
Este tipo de procedimento deve ser realizado com orientação de um dentista, pois se realizado de forma inadequada por comprometer a saúde bucal e geral do paciente, afetando os dentes e gengiva. Por isso, é necessário cuidado em sua utilização, obedecendo a critérios rigorosos.
A forma mais segura, rápida e eficiente é realizar o branqueamento dentário no consultório odontológico sob a supervisão do dentista. Os métodos caseiros apresentam resultados satisfatórios, mas devem ser realizados com muito cuidado para não causar prejuízos à saúde bucal. Antes de se submeter a este tipo de procedimento, procure orientação.
Há contraindicações no branqueamento dentário?
O branqueamento dentário oferece bons resultados estéticos se realizado de forma correta. Este tipo de procedimento não é recomendado quando o paciente apresenta alguma destas condições:
- Dentes que apresentem cáries ou lesões no esmalte não tratadas;
- Dentes com restauração, pois o gel branqueia somente o dente natural;
- Pacientes que apresentam algum tipo de problema na gengiva ou sensibilidade;
- Pacientes menores de 18 anos;
- Em casos de doença periodontal;
Além disso, no caso de mulheres grávidas ou lactantes não há contraindicações relacionadas com a saúde do bebê, porém, é recomendado como precaução, que o procedimento de clareamento seja realizado antes.
Assim, antes de realizar este tipo de procedimento é importante procurar a orientação de um bom profissional para que este avalie o quadro clínico do paciente e indique qual a técnica de clareamento mais indicada para cada caso. Hoje em dia é possível realizar o branqueamento dentário por meio de convênio odontológico, tendo como principal vantagem, o preço mais acessível a diversos tipos de tratamentos odontológicos. Procure por empresas que tenham credibilidade no mercado.