Clareamento a laser é feito com a supervisão de um profissional
A procura por tratamentos que deixem o sorriso mais branco, assim como outros tipos de procedimentos dentários, aumentou consideravelmente. A saúde bucal deixou de ter natureza secundária, ganhando bastante importância e prioridade nas escolhas de muitos indivíduos.
O clareamento dentário é um bom exemplo de procedimento que ganhou bastante notoriedade. As formas para se conseguir um aspecto mais branco ou natural é bastante heterogênea. Esse resultado pode ser obtido por meio de produtos de venda sem prescrição, dentre eles cremes dentais, tiras e enxaguantes bucais branqueadores. Além disso, para efeitos melhores e duradouros, é possível recorrer a tratamentos como o clareamento a laser, que deve ser feito em consultório com a supervisão e orientação de um dentista.
O clareamento a laser é uma opção muito demandada pois apresenta curta duração para sua conclusão. São necessárias poucas consultas para se obter o resultado pretendido. O dentista aplica um gel protetor ou posiciona na boca do paciente um objeto para cobrir e proteger as gengivas. Depois, é aplicado o gel clareador nos dentes e a incidência do laser ajuda na ação dos componentes nele presentes que são responsáveis pelo clareamento.
Vale lembra que os tratamentos realizados em consultório costumam ser mais caros quando comparados com as opções caseiras. Para àqueles que continuam o tratamento em domicílio, são fornecidos kits que possuem bom resultados mas devem ser aplicados por um intervalo de tempo maior.
Clareamento a laser cuidados e restrição ao tratamento
Após as sessões de clareamento a laser se encerrarem, o paciente deve tomar certas precauções que colaboram para maior durabilidade dos resultados obtidos.
Em certos pacientes, é comum que haja maior sensibilidade a exposição dos agentes químicos presentes no gel clareador. Nestes casos, é indicado que se evitem bebidas e alimentos muito gelados e ácidos. Obviamente que também deve-se evitar alimentos que possuem muito corante em sua composição. Dessa forma, alguns alimentos e bebidas devem ficar fora da dieta do paciente, tais quais:
- Açaí;
- Café;
- Vinho;
- Refrigerantes;
- Catchup.
Em caso de pacientes ainda jovens, o clareamento a laser deve ser feito de maneira criteriosa para que não ficar sujeito a condições que possam prejudicar a polpa de seus dentes. Pacientes gestantes também devem evitar passar pelo tratamento uma vez que ainda não há evidências sobre a segurança desse tipo de procedimento para esse grupo. Por fim, indivíduos que têm muitas restaurações ou usam próteses devem buscar orientações específicas, pois o clareamento age sobre os dentes naturais, sendo ineficazes sobre os materiais restauradores.
Clareamento a laser é o tratamento com a menor duração
Uma das vantagens do clareamento a laser é a sua curta duração. Sendo assim, é normal que três ou quatro sessões, com duração menor do que um hora cada uma, sejam suficientes para se atingir os resultados pretendidos.
Apesar do número de sessões variar de acordo com o estado do paciente, é importante salientar que quando não há presença de resposta evidente, ou seja, quando os dentes não estão ficando com aspecto mais claro, a suspensão do tratamento deve ser feita. É normal que existam casos em que há pouca resposta ao tratamento, de modo que o dentista pode indicar outras opções, como o uso de lentes de contato dental.