Clareamento dental pode ser feito em casa?
O clareamento dental é uma forma de deixar seu sorriso com aspecto visual mais atraente. É uma maneira simples de ajudar a recuperar a tonalidade natural dos seus dentes que é perdida com o passar do tempo.
Existem muitas formas de se conseguir os resultados desejados, mas deve-se ficar atento com as formas que apresentam maneiras pouco realistas. A disseminação de informações sem embasamento e comprovação podem até apresentar resultados estéticos, mas podem danificar as estruturas dentárias, como o esmalte, de maneira irreversível e prejudicial.
Isso não impede que o clareamento dental caseiro seja feito, mas deve se levar em consideração que este deve ser feito com a devida orientação e supervisão periódica de um dentista. Isso porque mesmo quando o paciente opta pelo clareamento dental caseiro, é preciso que seja confeccionado uma dique de silicone com a forma e tamanho da boca da pessoa. A moldeira fabricada impede o contato direto do gel clareador com o tecido gengival.
O gel clareador que contém peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida, quando em contato com o dente, reage com as moléculas responsáveis pelas manchas ou escurecimento dos dentes, ajudando na sua remoção.
Clareamento dental caseiro: quais cuidados devem ser tomados
É comum que o clareamento dental caseiro deixe os dentes expostos ao gel clareador mais sensíveis. Por isso, dentro do intervalo de quinze dias, tempo médio para a concretização do tratamento, é aconselhado que não se consuma alimentos, bebidas e condimentos com bastante corante em sua composição.
As indicações de tratamentos por meio de produtos caseiros ou naturais indicados por não profissionais podem apresentar riscos a saúde e bucal. Algumas medidas famosas devem ser evitadas ou usadas de maneira comedida como:
- Uso de bicarbonato de sódio para escovação dos dentes. O bicarbonato pode ser combinado com outros componentes e usado para o clareamento. O importante é ter em mente que o bicarbonato é uma substância bastante abrasiva e, se usado de maneira indiscriminada, pode prejudicar o esmalte dos dentes;
- Uso de água oxigenada para fazer bochechos. Essa aplicação não deve ser feita, pois a sua concentração não é adequada para o uso bucal. Pode alterar no PH natural da boca, tornando-o mais ácido. Isso pode provocar pequenas lesões na mucosa e na gengiva;
- Aplicação de carvão nos dentes. Assim como o bicarbonato, o carvão também é bastante abrasivo e pode prejudicar as estruturas dentárias.
Outros tipos de clareamento dental
Além da forma caseira, o clareamento dental também pode ser feito em consultório, com ajuda de um dentista. Antes da realização do clareamento dental, muitas vezes é realizada uma limpeza inicial, que conte com a remoção da placa bacteriana acumulada e outros procedimentos prévios que ajudem na obtenção de resultados melhores de clareamento dental.
Quando feito em consultório, o paciente pode optar pelo clareamento dental a laser, uma forma bastante cômoda e rápida pare se obter dentes mais brancos. Em poucas sessões, com menos de uma hora cada, o tratamento é finalizado. Apesar dessas vantagens, a opção a laser costuma ser mais custosa, o que pode ser uma barreira para algumas pessoas.