Clareamento dental interno
A coloração dos dentes sofre alterações com o decorrer com tempo. É natural que esse processo ocorra mesmo quando os bons hábitos de higienização bucal sejam seguidos de maneira correta. Por isso, quando a cor dos dentes desagrada a pessoa, é possível procurar por alternativas como o clareamento dental interno.
O clareamento dental interno tem como objetivo deixar os dentes com um aspecto mais branco, melhorando o visual do sorriso, apesar de diferir dos demais tratamentos de clareamento tradicionais. Essa forma de clareamento é um modo específico, voltado para casos em que o paciente tenha passado por tratamento de endodontia, popularmente conhecido como canal.
A diferença do clareamento dental interno para as demais formas de tratamento consiste no fato de que ele não atua diretamente na superfície dentária. Sendo assim, é feita uma limpeza na região interna da coroa dentária, de modo que seja também preparada para que seja aplicado o composto responsável pelo clareamento, que ficará no interior do dente por um intervalo de tempo pré-estabelecido pelo dentista.
O que deve ser considerado antes de realizar o clareamento dental interno
Antes de realizar o clareamento dental interno é preciso que sejam considerados alguns pontos importantes que podem influir nos resultados do tratamento e outras informações que devem ser consideradas como:
- A realização de tratamento endodôntico, assim como a causa que motivou a sua realização. Outro ponto importante é o intervalo de tempo decorrido desde o início do escurecimento do dente;
- Não há confirmação sobre a extensão do tratamento assim como a previsibilidade clara e objetiva dos resultados;
- Além do tempo, o profissional e paciente deve se atentar a ocorrência de reabsorção cervical externa (REC) que consiste na perda do tecido duro dental;
- Manutenção e durabilidade dos resultados quando considerado um intervalo temporal de longo prazo.
Quando optar pelo clareamento dental interno e quais suas vantagens
O clareamento dental interno é bastante útil e vantajoso quando o dentista se depara com um caso em que o paciente apresenta um dente apenas que possui uma coloração destoante dos demais elementos dentários. Essas situações costumam ser provocadas por traumas ou tratamentos endodônticos pontuais.
Além disso, o clareamento dental interno pode ser empregado como forma complementar aos demais tipos de clareamento comuns, ou quando estes não conseguem igualar a cor entre os elementos dentários.