Clareamento dental profissional e os cuidados a serem despendidos
O clareamento dental profissional pode contar com a forma a laser. Essa modalidade deve ser feita em casos nos quais o paciente não apresente impeditivos como tártaro, acúmulo de placa bacteriana e sangramentos na gengiva. Além dessas restrições a esse tipo de clareamento específico, é importante salientar que alguns cuidados devem ser realizados por todos que passam por algum tipo de clareamento dental profissional.
Enquanto o tratamento está sendo feito e após a sua conclusão, o paciente deve estar atento aos seus hábitos alimentares, de higienização e vícios. Sendo assim, o tabagismo deve ser abandonado; o uso de escovas com cerdas macias e de cremes dentais que reduzam a sensibilidade dos dentes são indicados; evitar o consumo de alimentos e bebidas de tons mais escuros como vinho tinto, cafés e outros que contenham grande quantidade de corantes como os refrigerantes e certos condimentos.
Quais formas de clareamento dental profissional podem ser aplicadas
A demanda crescente por tratamentos odontológicos como o clareamento dental profissional não implica que as pessoas tenham menos dúvidas sobre esse tipo de procedimento. Os questionamentos abordam eficácia no tratamento, valores, técnicas empregadas, contraindicações e uma série de outras dúvidas que deixam os pacientes indecisos.
Apesar desse conjunto de fatores que trazem incertezas ao paciente, é preciso deixar claro que a técnica a ser empregada não fica a critério do paciente. Sendo assim, a recomendação é dada pelo dentista, de forma que os atributos adjacentes ao tratamento também são determinados pelo profissional.
Dentre as opções de clareamento dental profissional encontram-se:
- Clareamento caseiro: apesar de ser feito em domicílio é preciso que haja a supervisão do dentista. Conta com uma duração mais extensa, mas é o tipo de clareamento financeiramente mais acessível;
- Clareamento consultório: é a forma realizada em consultório que emprega a fotoativação por meio da incidência de luminosa por meio de LED e concentração maior de ativos que promovem o clareamento;
- Clareamento a laser: é a forma que apresenta os maiores custos e também a que tem o intervalo de duração menor.
Clareamento dental profissional dicas para reduzir a sensibilidade após o tratamento
O clareamento dental profissional é um procedimento bastante simples, mas pode deixar os dentes de alguns pacientes sensíveis. Essa condição não é preocupante e costuma ser temporária. Mesmo assim, por conta do desconforto que pode provocar existem algumas formas de reduzi-la.
Pensando nisso, o paciente pode utilizar creme dental formulado com nitrato de potássio para aliviar as dores associadas a uma maior sensibilidade dentária. Mascar chicletes também podem ajudar a disfarçar o desconforto sentido pelo paciente. Ademais, deve-se evitar novos procedimentos de clareamento em um curto intervalo de tempo.