Por que o clareamento odontológico se tornou tão popular?
A procura por tratamentos odontológicos estimulou o crescimento do número de clínicas e consultórios de odontologia. A demanda por tratamentos como o clareamento odontológico é um dos procedimentos mais procurados e cuja demanda apresentou crescimento significativo ao longo dos anos.
Essa popularidade pode ser associada ao fato de que a população brasileira é considerada como uma das mais vaidosas, de acordo com pesquisas do mercado de beleza. O país disputa a liderança com os Estados Unidos no ranking de cirurgias plásticas, de modo que mais de uma milhão de procedimentos de intervenção cirúrgica plástica são feitas anualmente.
Estudos que analisam a venda de cosméticos ajudam a evidenciar esse comportamento atrelado a vaidade, indicando que o Brasil está entre os país que mais consomem produtos desse gênero.
A preocupação com a aparência se estende aos cuidados destinados aos dentes e, consequentemente, aos procedimentos estéticos como o clareamento odontológico. A maior procura por esse tipo de procedimento indica a mudança de comportamento das pessoas, que antes procuravam os consultórios odontológicos quando havia algum tipo de problema relacionado a saúde bucal, de modo que os aspectos estéticos não eram primordiais.
Clareamento odontológico: o que interfere na cor dos dentes
A alteração da cor natural dos dentes ocorre por diversos motivos. A cor dos dentes é determinada pela dentina, estrutura que fica abaixo do esmalte dentário, que serve como forma de proteção. O esmalte pode apresentar diferentes espessuras e, por ser um material transparente, pode deixar a dentina mais, ou menos, evidente. Desse modo, um dos motivos que interfere na coloração dentária está relacionado a espessura do esmalte dos dentes.
Outros motivos podem alterar essa característica e fazer com que uma pessoa opte pelo clareamento odontológico, como:
- Consumo frequente de café, vinho tinto, ketchup, refrigerante e outros produtos que possuem em sua fórmula grandes quantidades de corante;
- O próprio desgaste natural que ocorre na superfície dos dentes;
- Tabagismo;
- Hábitos de higiene;
- Uso de medicamentos.
Clareamento odontológico e suas contraindicações
Assim como qualquer tipo de tratamento, o clareamento odontológico apresenta também contraindicações. Desse modo, para pacientes que apresentam dentes com muitas restaurações o clareamento odontológico não deve ser indicado, já que o gel clareador não tem eficácia sobre a resina utilizada em procedimentos restauradores.
Para indivíduos que estão passando por tratamento médico sistêmico e debilitante, como a quimioterapia, o clareamento também não é indicado.