O que é faceta nos dentes: vantagens e desvantagens
A faceta nos dentes são lâminas finas de porcelana ou algum outro composto que são coladas com um tipo de cimento por cima da superfície do dente natural do paciente. Dessa forma, a faceta nos dentes soluciona diversos problemas simples de estética. Por serem permanentes, é necessário analisar atentamente todas os prós e contras de realizar o procedimento definitivo.
Além de pesar as vantagens e desvantagens do procedimento estético, o paciente precisa escolher bem em qual clínica irá fazer o procedimento. Além do custo, o tipo de tecnologia usada, a experiência do dentista e as recomendações de outros pacientes são fatores que devem ser levados em consideração pelo paciente.
Vantagens e desvantagens
O processo de colocação da faceta nos dentes envolve etapas no laboratório e no consultório odontológico. Elas podem ser pré-fabricadas ou feitas em uma consulta. Antes de optar pelo procedimento, leia atentamente algumas vantagens e desvantagens:
- Pode corrigir variações de cor do dente que ficaram manchados devido ao consumo de café, vinho, chá e por causa do cigarro;
- Pode corrigir pequenos problemas estéticos e de forma do dente;
- Serve para acertar o esmalte danificado por escovações agressivas ou por alta ingestão de alimentos ácidos;
- Possui um alto custo;
- Aumenta a sensibilidade dentária do paciente;
- É irreversível.
Cuidados com as facetas
Os dentistas indicam que o paciente que optou pelas facetas de porcelana faça a higienização bucal conforme qualquer pessoa. Ele deve escovar os dentes adequadamente com cremes dentais com flúor não abrasivo e usando fio dental e enxaguante bucal pelo menos uma vez ao dia.
É importante saber que, em algum momento, as facetas terão que ser substituídas independente da maneira que são cuidadas e o paciente terá um novo gasto. Mas, é fato que uma boa higiene bucal prolongará a vida das faceta nos dentes, então não negligencie esta etapa.
Quem opta pelas facetas deve ter abosluta certeza que não ficou com nenhuma dúvida e está confiante que este é o melhor método. Vale frisar novamente que ele é irreversível e nada poderá ser feito caso o paciente não goste ou se acostume com o resultado.