Sorriso perfeito: Lente de contato dentário
O sonho do sorriso perfeito já pode virar realidade. A odontologia estética, que é a área da odontologia responsável pelo embelezamento do sorriso, desenvolveu a lente de contato nos dentes, que são próteses finíssimas que corrigem pequenas imperfeições do sorriso.
Elas são uma fina película de porcelana que devem ser coladas sobre os dentes para corrigir pequenos defeitos como formato, cor e proporção. A lente de contato dentário pode ser aplicada após a confecção de um modelo pelo qual o paciente pode ter uma noção de como será o resultado final.
Na maioria dos casos, o material é instalado em apenas duas consultas. Após o molde ser aprovado, o dentista aplica um ácido no dente para deixá-lo mais poroso. Depois, ele coloca uma espécie de cola e um produto químico que faz com que a porcelana.dentária grude definitivamente no dente.
O que a lente de contato dentário
pode corrigir
A falta de confiança e auto estima é um dos fatores que motivo o paciente a se interessar pela lente de contato dentário. Veja o que pode ser corrigido:
- Manchas nos dentes;
- Desgastes;
- Desalinhamento;
- Espaçamento.
O paciente com facetas deve evitar consumir nos primeiros dias alimentos muito pigmentados e ácidos como sucos e refrigerantes. Após a aplicação da lente de contato dentário é normal que o paciente sinta algum desconforto como hipersensibilidade e irritação na gengiva. Geralmente, os sintomas passam em pouco tempo, mas, caso isso não aconteça procure o dentista que realizou o tratamento e converse sobre as possíveis soluções.
Pense bem nos prós e contras
A aplicação da lente de contato nos dentes é um procedimento definitivo e cabe ao paciente em conjunto com o dentista planejar bastante antes de iniciar o tratamento para evitar problemas no futuro e insatisfações. É bom frisar que a lente de contato nos dentes não protege contra cáries, gengivites e o paciente deverá ter os mesmos cuidados durante a higienização bucal diária.
Outro ponto relevante diz respeito a durabilidade da lente de contato nos dentes. O paciente precisa saber que, em algum momento da vida, ela precisará ser trocada mesmo que o paciente mantenha hábitos de higiene.