Lente de contato para dentes: quem pode usar?
Lente de contato para dentes é o nome popular para as facetas laminadas que podem ser feitas de cerâmica ou resina. Elas são extremamente finas, quase transparentes, e são colocadas na superfície de cada dente para melhorar a aparência e corrigir o formato e a posição da arcada dentária.
Essas próteses aperfeiçoam estética dos dentes manchados ou desalinhados e o único profissional que tem autorização para fazer esse tipo de procedimento é o cirurgião dentista especialista em odontologia e prótese.
A lente de contato para dentes é aplicada sobre o dente para corrigir pequenas falhas como diastemas, espaço ou algum dente fora do lugar. Formatos e colorações anormais também pode ser corrigidos, mas em alguns casos é necessário o uso do aparelho ortodôntico.
Contraindicação das facetas de cerâmica
As facetas de cerâmica deixam o sorriso mais bonito mas não podem ser usadas por qualquer pessoa pois podem oferecer alguns riscos. Veja as contra indicações:
- Pessoas que roem unha ou sofrem com bruxismo;
- Pessoas com dentes com muitas restaurações;
- Paciente que não mantem uma boa higiene bucal;
- Dentes com tecido dentário comprometidos.
Pondere as vantagens e desvantagens
A aplicação da lente de contato para dentes é definitiva e não pode ser revertida. O paciente interessado pesquisar e conversar bastante com o especialista antes de optar pelo tratamento. Vale a pena também pesquisar na internet e nas redes sociais o que dizem os pacientes que já se submeteram ao procedimento.
É muito comum que, após o procedimento, pacientes sintam uma hipersensibilidade ou irritação na gengiva. A tendência é que o desconforto passe com o tempo. Caso não melhore, o paciente precisará conversar com o dentista para traçar uma estratégia de tratamento.
Cuidados com a lente de contato para dentes
A lente de contato nos dentes não protege contra cáries, gengivites nem problemas mais graves como periodontites e doenças periodontais. Sem uma boa escovação, as bactérias e micro organismos vão se acumular e podem infiltrar. É importante considerar também que mesmo tomando todos os cuidados necessários, em algum momento da vida as facetas terão que ser substituídas.