Lentes de contato dentária: quem pode colocar?
As lentes de contato dentária são feitas de cerâmica ou resina e servem para embelezar o sorriso e os dentes. Elas são popularmente conhecidas como facetas e só podem ser colocadas por um cirurgião dentista especialista e estética e próteses.
As lentes de contato dentária são laminados de espessura muito fina, quase transparentes, que são colados na superfície de cada dente para aperfeiçoar sua estética e corrigir o formato ou alinhamento das arcadas dentárias. As lentes de contato dentária não são eficientes para corrigir dentes muito tortos. Nesses casos o dentista irá indicar primeiramente o uso de um aparelho odontológico.
Diversas clínicas odontológicas fazer procedimentos com lentes de contato dentária pois a procura por tratamento que ajeitem dentes manchados ou desgastados está cada vez maior.
Contraindicação das lentes de contato dentária
Que as lentes de contato dentária deixa o sorriso com um ar natural e esteticamente perfeito todo mundo já sabe, mas o que pouca gente conta é que, infelizmente, esse tratamento não é para todos. As lentes de contato dentária podem ser usadas por qualquer pessoa e cabe ao dentista avaliar sintomas de contraindicação. Veja alguns exemplos:
- Hábito de roer unha;
- Pessoas com bruxismo;
- Quem já fez muitas restaurações dentárias por conta de cáries;
- Paciente que não tem uma boa rotina de higienização bucal;
- Dentes muito corroídos e danificados por cárie.
Tratamento estético: avalie todas os prós e contras
A aplicação das lentes de contato dentária é irreversível. Isso quer dizer que quem colocou não poderá tirá-la e voltar a usar os dentes naturais. Esse é um dos motivos que fazem com que o procedimento tenha que ser muito bem pesquisado e planejado. Além do custo, o paciente deve pesquisar pela reputação do especialista que irá ser responsável pelo procedimento para não se arrepender depois. A internet e os perfis nas redes sociais podem ser boas ajudantes nessa função.
É importante frisas que alguns pacientes sentem após o procedimento uma hipersensibilidade ou irritação na gengiva, mas a tendência é que sumam em pouco tempo. Caso persistam, o paciente deve procurar o profissional que realizou o tratamento para ela reavaliar o caso.